Coimbra, Portugal

Coimbra é uma cidade historicamente universitária, por causa da Universidade de Coimbra, fundada em 1290!!! E um dos principais pontos turísticos da cidade!!! Quem estiver indo conhecer Portugal, não deixa de visitar Coimbra, vale a pena!!!

Coimbra estende-se ao longo do rio Mondego (o maior rio nacional) e está situada entre os distritos de Aveiro e Viseu!!! É conhecida como a cidade com mais história da região, acolhe alguns dos costumes e monumentos mais famosos!!  Vários anos após a ocupação romana e domínio medieval, os vestígios dos primeiros anos de Coimbra estão espalhados por todo a cidade…

Não deixa de conhecer:

Igreja de Santa Cruz

Foi um importante local onde se reunia a elite intelectual do país, este antigo mosteiro obteve o estatuto de Panteão Nacional em 2003 e abriga os túmulos dos primeiros reis de Portugal – D. Afonso Henriques e D. Sancho I.

Embora fundado durante o século XII, a estrutura foi totalmente renovada quatro séculos mais tarde pelo rei D. Manuel I, que alterou a arquitetura original do mosteiro para o estilo Manuelino.

O Claustro da Manga, em estilo Renascentista, é a principal atração da igreja e deve o seu nome ao fato dos esboços da sua estrutura terem sido encontrados na manga do gibão do rei D. João III.

Acima, o Jardim da Manga, também conhecido como Claustro da Manga, situa-se nas traseiras do Mosteiro de Santa Cruz, na baixa da cidade!!! Construida em 1528!!

 Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

As ruínas deste mosteiro são um dos primeiros exemplares da arquitectura gótica do país. Após a morte do rei D. Dinis no século XIV, a rainha Santa Isabel (conhecida também como a Rainha Santa) fundou o mosteiro e dedicou o resto da sua vida à religião. A rainha foi canonizada após a sua morte e tornou-se uma das santas mais veneradas de Portugal. Este monumento também marca o local onde Inês de Castro, a eterna e trágica amante de D. Pedro, seria assassinada por tentar prosseguir com o seu amor pelo futuro rei de Portugal.

Portugal dos Pequenitos

Localiza-se no largo do Rossio de Santa Clara,trata-se de um parque temático conhecido como um espaço lúdico-pedagógico, para mostrar às crianças aspectos da arquitetura e da história do Império Português!!!

Sé Velha de Coimbra

A Sé Velha de Coimbra é o um dos edifícios em estilo românico mais importantes de Portugal. A construção da Sé começou em algum momento depois da Batalha de Ourique (1139), quando Afonso Henriques declarou-se rei de Portugal e escolheu Coimbra como capital do reino!

Sé Nova de Coimbra

Antiga igreja do Colégio da Companhia de Jesus, de que faz parte integrante, conhecida por Igreja do Santo Nome de Jesus. Atual sede episcopal e da Paróquia da Sé Nova. O seu orago é S. Tomás de Vila Nova. Situada no largo da Feira dos Estudantes, atualmente mais conhecido como Largo da Sé Nova!!

Porta e Torre de Almedina

Fica na parte mais baixa da cerca medieval, a sua edificação poderá remontar à época do conde Sesnando Davides, que conquistou Coimbra em 1064, tendo sido ao longo dos séculos por diversas vezes reformada e remodelada. Esta porta era defendida, primitivamente, por dois cubelos avançados que, mais tarde, foram ligados por meio de um arco fundo, por sobre o qual foi levantado o forte torreão.

O seu aspecto atual poderá ser resultante de uma reforma no início do século XVI, por determinação de Manuel I de Portugal.

Universidade de Coimbra

Originalmente fundada em Lisboa no reinado de D. Dinis, esta universidade foi transferida para Coimbra em 1537, onde ainda se mantém!!

Para além da grandiosa arquitetura de todo o complexo, a biblioteca joanina datada do século XVIII é o seu maior tesouro e irá encantá-lo com a opulência de inspiração barroca, as pinturas trompe d’oeil e as infindáveis prateleiras de livros. Com mais de 250 000 obras, estas relíquias ancestrais são impecavelmente preservadas com a ajuda de uma colónia de morcegos que habita a biblioteca e se alimenta dos insetos durante a noite!!

Entrada para a biblioteca!!!

A atual Torre da Universidade, foi construida em 1728 e 1733 segundo projeto do arquiteto italiano Antonio Canevari, que trabalhou em Portugal à serviço de D. João V, em substituição a erguida por Joao de Ruão em 1561!!!

Diploma de 1290!!!

Escadas de Minerva, edificadas em 1724, resultam da ampliação do Pátio imposta pela construção da Biblioteca Joanina!!

Prisão Académica

A prisão académica, estabeleceu-se em 1593, no piso térreo da ala norte do palácio, sob a sala grande, seria transferida em 1773, para baixo da Biblioteca Joanina!! Aqui eram disciplinados os estudantes que se comportavam de mal!!!

Sala dos Capelos

Antes da instalação definitiva da Universidade no antigo Paço Real de Coimbra e da sua transformação em Paço das Escolas, a atual Sala dos Capelos foi Sala do Trono. Quando partir de 1544 aquele palácio aglutinou todas as Faculdades da Universidade de Coimbra, a qual se instalara definitivamente na cidade em 1537, a antiga Sala do Trono passou a ser usada para as mais importantes cerimónias da vida académica.

Vou dar uma dica também sobre o hotel onde fiquei!!! O preço é bom e, é perto do centro, da pra ir à pé!!! Se chama Vila Gale Coimbra, bom atendimento, bom preço e possui um bom restaurante!!

Lounge do Hotel

Restaurante do Hotel, Inevitável!!! Muito bom!!

Entrada, com manteigas coloridas!!!

Bom, espero que tenham gostado,

Beijos, Erika!!!


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s